Segmentos
Ensino Fundamental

Foco Pedagógico

 

O ensino fundamental prevê uma progressiva sistematização das experiências de aprendizagem, novas formas de relação com o mundo, novas formas de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de elaborar conclusões e viver valores. A cada ano, os alunos vão assumindo de forma diferente seu papel de estudante, com tarefas escolares mais complexas e que exigem mais compromisso com o estudo.

Em Língua Portuguesa, os alunos vão gradativamente dominando o sistema de escrita da língua materna, formando-se como leitor e adquirindo as competências necessárias para produzir textos com coerência e coesão em diferentes gêneros textuais. Também exercita a produção oral em situações formais, aprendendo a argumentar e a respeitar diferentes posições. Outro desafio do Ensino Fundamental é organizar, sistematizar e ampliar o conhecimento matemático com seu conjunto de técnicas operatórias e meios para resolver problemas. Além disso, o chamado letramento científico envolve a capacidade de compreender, interpretar e transformar o mundo, a partir de parâmetros de valores como a colaboração pessoal e o bem comum.

Os estudantes dos anos finais ampliam seus vínculos sociais e afetivos, bem como as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínio mais abstrato. A escola deve olhar para eles como pessoas singulares em desenvolvimento, que estão adentrando a fase da adolescência com suas características próprias. É preciso considerar ainda sua inserção na cultura digital, não apenas como consumidores, mas como produtores de conteúdo.



Currículo

 

Em consonância com a BNCC, o currículo do Ensino Fundamental abrange as seguintes áreas de conhecimento com seus respectivos componentes curriculares: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da natureza; Ciências Humanas (Geografia e História); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental Anos Finais contempla ainda Filosofia.

O Ensino Religioso é de confissão católica, com base em um projeto que tem os seguintes objetivos: 1) despertar o sentido religioso do aluno; 2) promover valores e hábitos religiosos; 3) integrar fé, cultura e vida. A disciplina é trabalhada de forma multidisciplinar, participando de todos os projetos da escola.

No Ensino Fundamental – anos finais, o componente curricular é “Ensino Religioso e Formação Humana”. O aspecto religioso, enquanto abertura à Transcendência, conecta-se com um conteúdo básico de Filosofia, com a finalidade de despertar o aluno para uma atitude interrogativa e investigativa sobre ele mesmo e seu lugar no mundo. Por meio da leitura reflexiva de textos de variadas fontes, tem o intuito também de promover o agir com autonomia e responsabilidade.

 

 

Material didático e Programas 


A escola adota como material didático a PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO SAS, que oferece um conteúdo consistente, sempre atualizado e inovador. Os alunos têm acesso a livros didáticos físicos e digitais, além de videoaulas, espaços de interação com seus professores e plataformas de exercícios gamificados.

O CENSG trabalha também a cultura maker, através do programa Nave à Vela, cujos materiais e metodologia estimulam os alunos a "colocar a mão na massa" para construir seus protótipos e projetos, potencializando sua criatividade e autonomia.

A Língua Inglesa é trabalhada por meio do PES English. Os alunos aprendem a língua inglesa de maneira atual e imersiva, preparando-se para uma jornada bilíngue, com professores preparados e muita conversação. Os alunos se preparam para adquirir uma certificação internacional importante de Cambridge, no 9º ano. Estamos, assim, formando cidadãos bilíngues!



Avaliação 

 

A avaliação é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Tem por objetivos:

  1. Diagnosticar e registrar os progressos do aluno e suas dificuldades;
  2. Possibilitar que o aluno autoavalie sua aprendizagem;
  3. Orientar o aluno quanto às ações necessárias para superar as dificuldades;
  4. Orientar as atividades de planejamento e replanejamento das ações educativas

A avaliação deverá incidir sobre o desempenho global do aluno, nas diferentes situações de aprendizagem, integrando: conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, considerando as competências gerais citadas na BNCC e a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.


Estudo do Meio

 

O Estudo do Meio é um método didático que oportuniza ao educando ser o sujeito ativo no processo de construção de seu conhecimento.  De caráter interdisciplinar, reflete a proposta de uma educação reflexiva e operativa. Além disso proporciona uma maior interação entre o conteúdo das disciplinas e a realidade, fomentando o interesse pela aprendizagem. 

O estudo do meio pode ser selecionado a partir de um assunto do currículo que se queira aprofundar ou um tema vigente do contexto sociocultural; pode envolver uma temática artística ou científica: um Museu de Arte ou o Instituto de Estudos Avançados. Um dos objetivos do estudo do meio é desenvolver o espírito de pesquisa e a metodologia científica.