O ensino fundamental prevê uma progressiva sistematização das experiências de aprendizagem, novas formas de relação com o mundo, novas formas de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de elaborar conclusões e viver valores.
A cada ano, os alunos vão assumindo de forma diferente seu papel de estudante, com tarefas escolares mais complexas e que exigem mais compromisso com o estudo.
Em Língua Portuguesa, os alunos vão gradativamente dominando o sistema de escrita da língua materna, formando-se como leitor e adquirindo as competências necessárias para produzir textos com coerência e coesão em diferentes gêneros textuais. Também exercita a produção oral em situações formais, aprendendo a argumentar e a respeitar diferentes posições. Outro desafio do Ensino Fundamental é organizar, sistematizar e ampliar o conhecimento matemático com seu conjunto de técnicas operatórias e meios para resolver problemas. Além disso, o chamado letramento científico envolve a capacidade de compreender, interpretar e transformar o mundo, a partir de parâmetros de valores como a colaboração pessoal e o bem comum.
Em consonância com a BNCC, o currículo do Ensino Fundamental abrange as seguintes áreas de conhecimento com seus respectivos componentes curriculares: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da natureza; Ciências Humanas (Geografia e História); Ensino Religioso. O Ensino Fundamental Anos Finais contempla ainda Filosofia.
O Ensino Religioso é de confissão católica, com base em um projeto que tem os seguintes objetivos: 1) despertar o sentido religioso do aluno; 2) promover valores e hábitos religiosos; 3) integrar fé, cultura e vida. A disciplina é trabalhada de forma multidisciplinar, participando de todos os projetos da escola.
A escola adota como material didático a PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO SAS, que oferece um conteúdo consistente, sempre atualizado e inovador. Os alunos têm acesso a livros didáticos físicos e digitais, além de videoaulas, espaços de interação com seus professores e plataformas de exercícios gamificados.
O CENSG trabalha também a cultura maker, através do programa Nave à Vela, cujos materiais e metodologia estimulam os alunos a "colocar a mão na massa" para construir seus protótipos e projetos, potencializando sua criatividade e autonomia.
A Língua Inglesa é trabalhada por meio do PES English. Os alunos aprendem a língua inglesa de maneira atual e imersiva, preparando-se para uma jornada bilíngue, com professores preparados e muita conversação. Os alunos se preparam para adquirir uma certificação internacional importante de Cambridge, no 9º ano. Estamos, assim, formando cidadãos bilíngues!
A avaliação é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Tem por objetivos:
A avaliação deverá incidir sobre o desempenho global do aluno, nas diferentes situações de aprendizagem, integrando: conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, considerando as competências gerais citadas na BNCC e a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
O Estudo do Meio é um método didático que oportuniza ao educando ser o sujeito ativo no processo de construção de seu conhecimento. De caráter interdisciplinar, reflete a proposta de uma educação reflexiva e operativa. Além disso proporciona uma maior interação entre o conteúdo das disciplinas e a realidade, fomentando o interesse pela aprendizagem.
O estudo do meio pode ser selecionado a partir de um assunto do currículo que se queira aprofundar ou um tema vigente do contexto sociocultural; pode envolver uma temática artística ou científica: um Museu de Arte ou o Instituto de Estudos Avançados. Um dos objetivos do estudo do meio é desenvolver o espírito de pesquisa e a metodologia científica.