Proposta Pedagógica
Proposta Pedagógica

FILOSOFIA EDUCACIONAL

 

O mundo de hoje necessita de uma educação integral, que abarque todos os aspectos da vida humana: formação intelectual e tecnológica, formação estética e moral, afetiva e religiosa.

A pessoa é um ser orientado a buscar um sentido para a sua vida. Transforma-se, dia a dia, com liberdade e responsabilidade, a partir de suas próprias possibilidades e disposições pessoais, na interação com os outros.

Como um ser chamado a decidir, deve preparar-se por meio da educação a dar respostas pessoais e criativas às perguntas que a vida lhe apresenta.  

A educação, nesse enfoque, não se limita à transmissão de conteúdos, não abrange apenas os domínios do conhecer; mas abarca as atitudes e os valores que vão pautar um projeto de vida futura, numa sociedade cada vez mais complexa e desafiadora.

A escola conectada com seu tempo oferece as condições necessárias para que o aluno possa compreender o mundo, desenvolver sua capacidade de pensar e comunicar-se; tomar posições e agir com consciência e responsabilidade, comprometido com o bem comum e a solidadierdade.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS



APRENDER A PENSAR



Não basta adquirir conhecimento, é preciso “aprender a pensar”, para responder à complexidade do mundo atual de modo consciente e inovador. É objetivo da escola desenvolver as competências cognitivas, culturais e comunicativas do aluno. Para isso, cada disciplina, cada unidade didática deve percorrer um caminho de elaboração da aprendizagem, passando por diversos momentos ou fases:

Fase receptiva: observar, ler, interrogar, identificar - são competências importantes nessa fase de motivação.
Fase reflexiva: analisar, comparar, classificar, calcular, formar conceitos, interpretar, sintetisar, solucionar problemas.
Fase criativa: extrapolar, imaginar, criar, ir além do que a realidade material apresenta.
Fase retentiva: memorizar, fixar um conhecimento - também é fundamental para a aprendizagem, que não se restringe ao novo, mas também leva em conta o passado e a tradição, para atualizá-los de forma criativa.
Fase expressiva verbal: expressar-se oralmente e na escrita, com clareza e propriedade, sabendo argumentar e posicionar-se perante um assunto.
Fase expressiva não verbal: expressar-se corporal, musical e plasticamente, aplicar um conhecimento a situações práticas.

Esse processo de aprendizagem não segue necessariamente essa ordem, mas são momentos de um caminho que deve ser percorrido com esforço, dedicação e alegria.

 

APRENDER A VALORAR


Todo conhecimento deve se projetar na vida, no campo das atitudes e decisões
. Isto quer dizer que nossos alunos devem descobrir o sentido e o valor da realidade e dos seus próprios atos.

Valorar é uma ação que está presente em todas as fases da aprendizagem: quando observamos algo ou quando nos expressamos, sempre devemos fazê-lo bem, buscando a beleza, a verdade ou a utilidade de algo. Por isso dizemos sempre que "o trabalho bem feito traz alegria".

Valorar é fundamental também na convivência: respeitar, compreender e cooperar, ser verdadeiro, justo e generoso... 

Descobrir e realizar valores por meio das atividades didáticas e da convivência do dia a dia torna a aprendizagem cheia de significado para a vida. De tal modo que “aprender a pensar” complementa-se com “aprender a valorar”.